Pesquisar neste blogue

A carregar...

domingo, 10 de Abril de 2011

GOLEIRO NO FUTSAL

O goleiro, em geral, submete-se a um treinamento mais intenso do que o dos outros jogadores - e com um treinador específico -, pois precisa ter muito mais atenção, rapidez e elasticidade que os demais, embora muitas vezes falta alguma habilidade específica.


O treinamento específico do goleiro de Futsal engloba a preparação física, técnica, tática e psicológica. Na preparação física serão trabalhadas as qualidades  específicas para a posição: força, flexibilidade, resistência (aeróbica, anaeróbica e muscular), coordenação, velocidade (de deslocamento e reação), agilidade e equilíbrio.


Na preparação técnica serão treinados os fundamentos da posição: pegadas (altas, médias e baixas), posicionamento, quedas laterais, defesas com os pés, saídas de gol, lançamentos (com as mãos e com os pés) e fundamentos técnicos dos jogadores de linha (especialmente o domínio, o passe, a antecipação e o chute).



A preparação tática será, normalmente, dirigida pelo preparador de goleiros em conjunto com o treinador visando à atuação do goleiro dentro do plano tático da equipe. Finalmente, a preparação psicológica tem como objetivo o equilíbrio emocional do goleiro, visando suportar todo o estresse mental que o mesmo irá sofrer durante as competições.

Abaixo segue um video de treino para goleiros, no qual apresenta a técnica específica da Pegada Alta e Queda Lateral e um trabalho físico de Agilidade.


video
Profº Fernando Romano
Aux.Técnico Futsal Portuguesa de Desportos 
Categoria sub-15 e sub-17
Téc. Futsal Feminino APCEF-SP 

1 comentário:

  1. ei me chamo daniel tenho 20 anos un e setenta e cinco de altura sou goleiro 91 afim de um clube profissional me liga e me de uma chance q naum vou decepcionar e 40917168

    ResponderEliminar